A abertura de um negócio requer planejamento prévio para guiar toda a operação do empreendimento. Nesse momento, a escolha do tipo de empresa mais adequado faz toda a diferença, pois terá impacto direto nas áreas financeira e tributária da empresa.

Como o MEI possui várias facilidades comparado aos outros tipos de empresa, iniciar como microempreendedor individual pode fazer com que os resultados sejam alcançados mais rápido. Isso porque o MEI possui benefícios específicos que são importantes no começo, tais como:

Porém, o MEI também apresenta limitações. Seu faturamento não pode ultrapassar 81 mil reais, não é permitido abrir filiais e só é permitido ter um colaborador. Esses impedimentos podem restringir o crescimento da empresa com o passar do tempo. Portanto, a decisão de iniciar um negócio como MEI deve ser cuidadosamente avaliada, levando em consideração as vantagens e desvantagens desse tipo de empresa.

É recomendável buscar o auxílio de um contador desde o início do negócio, mesmo que o MEI não seja obrigado a ter contabilidade. O MEI representa apenas a fase inicial da empresa, e essa visão deve ser clara desde o começo. Em algum momento, a empresa pode ser desenquadrada do regime do MEI e passar por mudanças significativas. Com o suporte desse profissional, essas transições podem ser encaradas de maneira mais suave e estratégica. Entre em contato e confira nossos planos!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?